Fotografar estrelas e meteoros, ou ‘astrofotografia’ pode ser bem mais complicada do que se imagina. São muitos os fatores que podem prejudicar seu resultado final, e também muito os cuidados e detalhes para os quais você deve estar atento para garantir um bom resultado final.
Você não vai querer deixar passar uma chance única de fotografar uma chuva de meteoros porque estava despreparado, não é mesmo?
Confira aqui nossas dicas de como fotografar estrelas e meteoros. Aprenda em 5 passos rápidos como fotografar estrelas, o céu noturno e a Via Láctea.
Qual é o Melhor Local para Fotografar Estrelas?
Primeiramente devemos encontrar um local com as condições ideais para aumentar a possibilidade de conseguir boas fotos. Eu moro em Curitiba e ver o céu estrelado aqui é muito difícil (assim como em quase toda cidade grande). Como eu, talvez você tenha que ir a algum lugar mais remoto, longe de qualquer cidade ou outro tipo de iluminação forte.
Mas se não conseguir sair da cidade, calma.
Temos um post com só dicas de como fotografar o céu noturno nas grandes cidades. Também ajuda escolher uma noite sem Lua. A cada mês há pelo menos 5 noites nas quais a Lua quase não aparece. Não se esqueça também de conferir a previsão do tempo!
É essencial que a câmera esteja totalmente imóvel durante os disparos, então um tripé é indispensável, e quanto mais pesado for este tripé, melhor. Um cabo disparador, ou timer (da câmera mesmo) também será necessário, qualquer pequena vibração afetará o resultado final da sua exposição.
Lembre-se também que disparar em “live view” (se sua câmera tiver esta função) faz com que a câmera trema um pouquinho menos.
Qual Lente Usar e Como Deixar as Estrelas Em Foco?
Normalmente eu uso a lentes de menor distância focal (ex. uma grande angular) já que quanto menos “zoom” tiver a objetiva, mais longo será o tempo que você poderá deixar aberto o obturador.
Por exemplo, com a minha lente de 24mm (sensor full-frame) eu consigo tirar fotos de até 20 segundos sem deixar os rastros da estrelas, já a 100mm o tempo máximo é de 5 ou 6 segundos.
Devido ao movimento da Terra pode ser um pouco difícil capturar uma imagem clara e em foco, mas para começar coloque a lente em foco manual e foque no infinito.
Depois coloque câmera em manual, selecione a menor abertura possível (f/1.8, f/2.8, etc.. ), comece com disparos de 15 segundos e aumente ou diminua a duração conforme necessário.
Já com o ISO você terá que experimentar, comece com o mais alto possível e diminua se a foto estiver granulada demais.
Como Capturar o Rastro das Estrelas e Meteoros?
Muitas vezes o objetivo do fotógrafo é captar uma chuva de meteoros, ou mesmo o rastro que as estrelas deixam através do movimento da terra. Qual modo e ISO usar?
Para este tipo de foto, use o modo BULB da sua câmera e um ISO mais baixo. Para chuvas de meteoros, o tempo de exposição pode ser de apenas alguns minutos, já que eles passam rapidamente.
Já para captar o movimento das estrelas, o tempo de disparo tem que ser realmente longo (de 10 min até horas). Para isso, você vai precisar um disparador remoto, intervalômetro ou de um software diferente em sua câmera, como o Magic Lantern (disponível apenas para alguns modelos de câmeras Canon).
Qual é o Melhor Equipamento?
Agora que você já escolheu a lente, não esqueça do tripé e disparador remoto. Baterias adicionais também são uma boa ideia, já que você provavelmente ficará fotografando durante algum tempo. Outras coisas que você não pode esquecer para evitar surpresas e facilitar a vida são: uma lanterna, comida, água, um banquinho, cronômetro e muita paciência.
Uma boa ideia é evitar ao máximo o uso de qualquer tipo de iluminação para que seus olhos se acostumem com a escuridão. Depois de alguns minutos vai ficar muito mais fácil enquadrar as fotos, ver as estrelas e a Via Láctea.
Saindo Para Fotografar
Se você está interessado em fotografia astronômica, é possível que já tenha fotografado a lua. Como fotografar estrelas e meteoros é bastante diferente, é bom estar ciente que este tipo de foto exige um pouco mais do fotógrafo. Você estará tentando capturar a imagem de algo que não pode ser visto a olho nu e o longo tempo de exposição das fotografias exigem bastante paciência e persistência.
Às vezes é muito irritante ter que esperar minutos entre disparos para fazer pequenos ajustes, mas como tudo em fotografia, nada como uma boa tentativa-e-erro para aperfeiçoar sua técnica. Boas fotos!