[toc]
Como estou sempre procurando melhorar minha fotografia aprendendo, parte do processo está buscando inspiração de outras pessoas que criam. Eu não me limito apenas a aprender com outros fotógrafos. Lancei minha rede de idéias e olhei para artistas, escritores, músicos – seja lá quem for que me inspirará novas maneiras de ver e novas idéias.
Eu tenho passado muito tempo na Espanha ultimamente, perto do local de nascimento de Pablo Picasso. Depois de visitar museus para ver seu trabalho e ler mais sobre suas criações, me peguei pensando sobre algumas das idéias sobre as quais ele falou em relação à criação de arte.
Algumas de suas ideias são fantasticamente inspiradoras e eu gostaria de compartilhá-las com você hoje – e mostrar como elas podem ajudar a desenvolver sua fotografia.
Vamos começar porque, como disse Picasso: “A inspiração existe, mas deve encontrar você trabalhando”.
# 1. “O artista é um receptáculo para as emoções que vêm de todos os lugares: do céu, da terra, de um pedaço de papel, de uma forma passageira, de uma teia de aranha.” –Pablo Picasso
Onde quer que você esteja, você está absorvendo a energia e as emoções de tudo ao seu redor. Se você está no estado mental correto, de estar aberto e receptivo, pode ajudar a gerar ideias maravilhosas.
Ser pacífico e quieto – realmente olhando para as coisas, não necessariamente de uma maneira super focalizada, mas apenas permitindo que sua atenção se desvie – é muito útil para a sua criatividade.
De fato, eu encorajo a todos a fazer tanto desse tipo de “consciência aberta” quanto gera idéias para sua criatividade.
Eu li no site da SIYLI sobre consciência aberta em relação à meditação (que eu acho que também se aplica à fotografia). Consciência Aberta “é a sua capacidade de manter a sua presença de espírito enquanto permite que diferentes estímulos passem através da sua consciência – e é incrivelmente útil… Quando você cultiva a consciência aberta, abre as portas para um tremendo insight.”
Isso ajuda a nos afastar da nossa enxurrada habitual de pensamentos (e coisas para fazer) e nos permite nos conectar com o mundo ao nosso redor, e extrair idéias dele.
Eu também gosto disso de Picasso: “Um pedaço de poeira espacial cai sobre sua cabeça uma vez por dia … Com cada respiração, nós inalamos um pouco da história do nosso universo, o passado e o futuro do nosso planeta, os cheiros e histórias do mundo. em torno de nós, até mesmo as sementes da vida.
Então vá encontrar as histórias!
# 2. “Se ao menos pudéssemos arrancar nosso cérebro e usar apenas nossos olhos.” –Pablo Picasso
A mente é um lugar ocupado. Parece sempre ter muito o que resolver, pensar e organizar. Mas a mente ocupada é o pior estado em que você está tirando fotos.
Aprender a ver é aprender a ignorar essa mente ocupada e analítica e a se tornar presente, aprendendo a observar o mundo ao seu redor. Está entrando em contato com o momento presente.
Eu também adicionaria: use seu coração, sua coragem para guiá-lo. É aqui que o nosso instinto vive. É onde obtemos nossas idéias sobre fotografia sem conscientemente saber.
A intuição é esse saber, de uma maneira em que você é conduzido por idéias e interesses, e não por sua mente lógica e analítica.
Ele também se conecta com o que Picasso disse: “Minha mão me diz o que estou pensando”.
Seus olhos, seu instinto, podem levá-lo em sua fotografia. (Sua mente ocupada irá principalmente levá-lo ao erro)
# 3. “Se eu pintar um cavalo selvagem, você pode não ver o cavalo … mas certamente você verá a selvageria!” – Pablo Picasso
Muitas vezes pensamos, especialmente como fotógrafos, que estamos fotografando o que vemos. Claro, devemos “ver”. Eu falo sobre isso incessantemente porque a capacidade de ver e perceber as coisas em seu ambiente é a principal coisa que a maioria das pessoas está perdendo em suas fotografias.
Mas também estamos fotografando algo que gerou um sentimento em nós. Algo que investigou e provocou nosso interesse.
Nós vemos, sentimos e depois criamos. E o que você acaba criando pode ser qualquer coisa! Pode parecer com qualquer coisa, sentir como qualquer coisa – a fotografia, sua arte, é sua para fazer o seu próprio.
# 4. “Para saber o que você vai desenhar, você tem que começar a desenhar.” –Pablo Picasso
Isso é o mesmo para qualquer meio criativo. Se você não sabe por onde começar, não se preocupe. Apenas comece, e geralmente é quando as ideias começam a fluir.
Se estou ocupado com o trabalho e com a vida familiar, às vezes posso demorar um pouco para realmente entrar no fluxo criativo quando estou tirando fotos.
Em vez de esperar, no entanto, por inspiração, como disse Picasso no começo deste artigo, eu apenas saí e espero as ideias me encontrarem quando eu estiver no lugar perfeito para fazer algo sobre elas com a minha câmera na mão!
# 5. “Quanto mais técnica você tem, menos você precisa se preocupar com isso. Quanto mais técnica houver, menos há. ”–Pablo Picasso
Essa citação resume muito sobre o motivo pelo qual a técnica de aprendizado facilita as coisas quando estamos criando.
Quando você conhece seu kit, não é interrompido quando está no fluxo criativo. Em vez de lutar com sua câmera, você pode ficar totalmente absorvido naquele lindo local, aquele assunto interessante, ou absorver a luz e criar algumas imagens incríveis.
Você se torna tão à vontade com suas ferramentas que sua criatividade simplesmente assume o controle.
Mesmo que você não se sinta particularmente técnico ou confiante na técnica, vi centenas de pessoas em cursos online de fotografia, com prática e foco, você pode entender qualquer coisa.
Além disso…
# 6. “Estou sempre fazendo aquilo que não posso fazer para aprender como fazer isso.” –Pablo Picasso
No momento, eu gosto de pensar em não saber como fazer algo como algo para comemorar. É uma oportunidade para exercitar minha mente (sempre envelhecida); É uma oportunidade para aprender e ver algo de uma maneira diferente.
Mantenha-se jovem e sua mente ágil, aprendendo coisas novas.
Além disso, Picasso disse: “Ele pode quem pensa que pode, e não consegue quem pensa que não pode. Esta é uma lei inexorável e indiscutível ”.
Eu totalmente concordo totalmente. Eu não achava que poderia ser um fotógrafo itinerante, ensinando fotografia on-line e vendendo meu trabalho internacionalmente. Isso parecia impossível para mim dez anos atrás. Mas agora, aqui estou eu.
Se eu posso fazer o que eu achava impossível, então você também pode.
# 7. “Na arte, as intenções não são suficientes e, como se diz em espanhol, o amor deve ser comprovado por atos e não por razões. O que se faz é o que conta e não o que se tem intenção de fazer. ”–Pablo Picasso
Nunca há melhor momento para fazer algo do que agora . Picasso disse isso, então comece, ok?
Aproveite esta exploração das ideias de Picasso, e espero que seja um pequeno empurrão para fazer algo legal com sua fotografia na semana seguinte.