Caso você não tenha notado, a câmera do iPhone da Apple se tornou bastante popular – e muito boa – nos últimos anos. Na verdade, o Flickr classificou o iPhone como a câmera mais popular usada para fotos enviadas para o site no ano passado.
De acordo com o popular site de hospedagem de imagens, os iPhones foram responsáveis por 54% dos dispositivos usados por fotógrafos em 2017, o que foi mais do que todas as outras câmeras tradicionais combinadas.
Além disso, os iPhones ocuparam 9 dos 10 melhores lugares para dispositivos usados para tirar fotos naquele ano, com a Canon 5D Mark III sendo o único dispositivo não-iPhone a quebrar o top 10 – em 9º lugar.
Então, o que tudo isso significa? Isso significa que o iPhone é a melhor “câmera” do mercado? Certamente não. Eu vou vender todas as minhas câmeras DSLR e mirrorless e ser um ‘iPhoneographer’ em tempo integral? Hum… não.
O iPhone tem a melhor câmera de qualquer outro smartphone? Boa tentativa, mas eu nem vou lá. Guerras de smartphones não fazem muito sentido para mim. Mais ou menos como nos velhos debates de sempre: Canon x Nikon, Ford x Chevy, Coca-Cola x Pepsi. Além disso, todo mundo conhece as regras da Coca.
O principal objetivo aqui é que o iPhone se tornou uma ferramenta muito útil para os fotógrafos. Essa minúscula câmera pode ser usada para criar algumas imagens bem legais. Sem mencionar que melhorias contínuas no software e no desenvolvimento de novos aplicativos realmente liberaram o poder de um dispositivo que pode ser carregado no seu bolso.
Ah sim, e você pode até fazer ligações com isso.

Um pouco de movimento pode tornar uma imagem mais interessante. Essas turbinas eólicas não pareciam estar se movendo tão rápido, mas as pás quase desaparecem quando convertidas em uma imagem de longa exposição.
O que você precisa ?
Existem vários aplicativos de câmera de terceiros disponíveis que permitem controlar a câmera do iPhone e discar a velocidade do obturador desejada. Esse truque permite que você crie uma exposição longa usando o aplicativo da câmera nativa. Como o título implicaria, você obviamente precisa de um iPhone para fazer isso.
Não é qualquer iPhone, mas precisa estar no iPhone 6s ou posterior, que foi a primeira versão a incluir a capacidade de tirar fotos ao vivo. Mais sobre isso depois. Seu telefone também precisa estar executando o iOS 11 ou posterior.
Você também pode querer ter a capacidade de configurar o seu iPhone em um tripé, embora seja possível passar sem ele em alguns casos. A partir daí, é fácil criar uma imagem de longa exposição.
O que é fotos ao vivo e como ativá-las
Fotos ao vivo é um recurso que foi introduzido em 2015 com o iPhone 6s e é encontrado em todos os iPhones depois disso. Quando este recurso está ativado, você não apenas obtém uma imagem estática JPEG, mas também um vídeo de 3 segundos é criado toda vez que o botão do obturador da câmera é pressionado.
O videoclipe curto consiste nos 1,5 segundos antes e depois de o botão do obturador ser pressionado. É uma loucura que o seu telefone saiba que você vai tirar uma foto antes que o botão seja pressionado.
Eu acredito que o recurso Live Photos está ativado por padrão; no entanto, pode ser desligado por vários motivos. Como eu, você pode ter desativado esse recurso não muito depois de ter sido apresentado.
Isso não apenas economizava espaço de armazenamento, como também não parecia ser muito útil para todos os pequenos videoclipes que ele criava. Isso mudou com os recursos adicionais do iOS 11, então você pode querer ativar o Live Photos novamente para tentar.
Para ativar o Live Photos, abra o aplicativo da câmera padrão no seu iPhone. No centro superior da tela há um ícone circular que parece um alvo. Se o Live Photos estiver desligado, haverá uma linha através desse ícone. Basta tocar no ícone para ativar o recurso.
Depois de tirar uma foto, clique na miniatura no canto inferior esquerdo para revisar a imagem. Se for uma foto ao vivo, o ícone de foto ao vivo será exibido ao lado da palavra “Ao vivo” no canto superior esquerdo.
Como usar o Live Photos para criar uma imagem de longa exposição
Para ser honesto, eu não tinha ideia de que esse recurso estava disponível no meu telefone até uma recente viagem a Utah. Nós tínhamos acabado de visitar Lower Calf Creek Falls no Monumento Nacional Grand Staircase-Escalante. Meu bom amigo – Mike Ince – estava me mostrando algumas imagens legais em seu telefone que mostravam o movimento da água.
As imagens foram criadas usando o aplicativo da câmera nativa e não havia filtros envolvidos. Ele então começou a me mostrar como isso é fácil de fazer.
É muito inteligente como o novo software aproveita o poder das Live Photos para criar uma imagem de longa exposição. Quando você tira uma foto, parece apenas uma foto normal. No entanto, lembre-se de que a câmera está gravando 3 segundos de gravação.
Quando a opção Long Exposure (Exposição longa) é selecionada, esses 3 segundos são combinados para criar uma única imagem com uma exposição de 3 segundos. Qualquer movimento no quadro (ou se o telefone foi movido enquanto estiver tirando a foto) será mostrado como borrão de movimento.
Veja como você faz isso:
- Tire uma foto usando o aplicativo Câmera com o Live Photos ativado. Certifique-se de manter o telefone firme enquanto tira a foto.
- Clique na miniatura para revisar a imagem ou navegue até o aplicativo Fotos e encontre a imagem lá.
- Com a imagem exibida na tela, deslize para cima para revelar as quatro opções disponíveis: ao vivo, Loop, Bounce e Long Exposure.
- Selecione Exposição Longa.
- Depois de um segundo ou dois, a foto é magicamente transformada para mostrar uma imagem com desfoque de movimento.
Depois de criar a exposição longa, você pode fazer qualquer coisa com a imagem resultante que puder com uma foto normal.
Salve, exporte para mídias sociais, envie para alguém por e-mail ou mensagens ou edite a imagem em Fotos ou em aplicativos de terceiros. Você também pode reverter para a imagem normal, se quiser.

DESLIZAR A IMAGEM REVELA AS OPÇÕES LONG EXPOSURE (BEM COMO OUTRAS).
Quando usar
Para quem carrega um iPhone, esse recurso é divertido de usar sempre que houver movimento na cena. Mesmo se você estiver fotografando com sua câmera DSLR ou mirrorless, reserve alguns instantes para tirar algumas fotos com seu telefone também.
É fácil de fazer e as imagens podem ser compartilhadas de praticamente qualquer lugar.
Um momento óbvio para criar uma imagem de longa exposição é quando há água em movimento em uma cena – um riacho, rio, cachoeira ou fonte. No entanto, as possibilidades são infinitas. Você pode mostrar o movimento do tráfego, as pessoas ou os movimentos sutis de uma árvore ou flor ao vento.
Você pode até criar seu próprio motion blur movendo a câmera durante a exposição. Seja criativo. Não é algo que você gostaria de exagerar, mas inclua uma ou duas cenas assim quando a situação exigir. Além disso, se um tiro não funcionar, ele sempre pode ser excluído.

UM ÓTIMO USO DO RECURSO LONG EXPOSURE. O LIVE PHOTO ESTÁ À ESQUERDA E LONG EXPOSURE À DIREITA. FOTO DE MIKE INCE.

OUTRO EXEMPLO DO RECURSO LONG EXPOSURE. NOTE QUE A IMAGEM LONG EXPOSURE É CORTADA NA CÂMERA.
Dicas Finais
Não há muito a criar essas imagens de longa exposição com um iPhone, mas aqui estão algumas dicas para se ter em mente.
- Use um tripé quando necessário. Eu tive boa sorte apenas segurando o telefone, mas pode haver situações em que montar o telefone em um tripé seria melhor. Há muitas opções para montar um telefone que pode ser facilmente transportado com você.
- Certifique-se de manter o telefone imóvel por mais tempo do que o normal. Como o Live Photos grava 3 segundos de vídeo, mantenha o telefone ainda por pelo menos esse tempo. Eu tenho o hábito de tirar uma foto e depois passar rapidamente para outra coisa. Isso pode causar borrões de movimento indesejados e arruinar um tiro.
- Experimente objetos movendo-se em velocidades diferentes. Quanto mais rápido algo está se movendo, mais desfocada ficará na imagem final. Se você quiser manter pelo menos alguns detalhes (como em água corrente), tente fotografar um objeto que esteja se movendo um pouco mais devagar.
- Observe que o Live Photos só funciona no modo Foto. Nem sequer é uma opção nos modos Retrato, Quadrado ou Pano, portanto, certifique-se de que a câmera esteja definida no modo correto para fazer isso.
- Acima de tudo, seja criativo e divirta-se. Recursos como esse podem ser enganosos, e a qualidade da imagem não se compara a uma câmera “real”, mas é divertida e vai fazer você fotografar mais. É disso que se trata.