Tentativas de fazer contatos com colegas fotógrafos geralmente são insuficientes. Muitos de nós atuam como “guardiões” profissionais, compartilhando defensivamente pouca ou nenhuma informação.
2. Ego
Vamos enfrentá-lo: os profissionais criativos podem ser difíceis e, às vezes, têm um problema de chip no ombro. Sem aprofundar muito na psicologia, vale a pena considerar que esse chip que produz tratamento ruim para os outros é baseado em egoísmo e insegurança.
Egos fortes muitas vezes produzem pessimismo sobre a própria indústria e a dificuldade de acompanhar as novas tecnologias. Tais frustrações muitas vezes criam críticas generalizadas aos recém-chegados.
3. Negatividade
Eu experimentei uma versão inicial de negatividade na indústria quando eu estava no ensino médio. Meu pai me levou a uma loja de câmeras locais (quando existiam) para comprar um corpo de DSLR para mim. A câmera seria meu presente de despedida, um investimento educacional para meu primeiro ano na escola de arte.
Quando o atendente da loja soube do que se tratava, ele fez alguns comentários ofensivos. “Oh, uau, ele acha que vai ganhar a vida tirando lindas fotos de flores?” ele zombou. “Boa sorte.”
Infelizmente, tais atitudes se manifestam até mesmo por profissionais talentosos. Você pode ter estado nessa situação ou conhecido alguém que a tenha experimentado: uma pessoa ambiciosa procura uma pessoa bem-sucedida (geralmente mais velha) para se informar sobre como entrar em uma indústria.
A pessoa mais velha e bem sucedida logo lança uma palestra sobre como “não é tão fácil quanto você pensa” e “a maioria de nós falha, eu trabalho longas horas, o negócio não é o que costumava ser”, etc. conselho provavelmente sente que eles estão fazendo o novato um serviço preparando-os para a realidade; na verdade, eles estão apenas projetando uma negatividade que reflete negativamente na cultura da fotografia.
Conclusão
Uma recomendação modesta: seja sempre civilizado e encorajador, mesmo em circunstâncias difíceis. Ser competitivo é natural, mas é importante também ser genial com nossos colegas, fotógrafos e clientes.