Usuário do Lightroom? Então Não Cometa Este Erro Comum

by Vitor Munari
0 comment
storage facility shelves

Para quase todos os fotógrafos que realizam trabalhos em massa de imagens, o Lightroom é uma ferramenta essencial. Mas muitas vezes cometemos o erro caro e frustrante de deixar nossos catálogos do Lightroom crescerem demais.

Ao executar um sistema de computador desatualizado, os problemas de velocidade são os sinais mais claros de que você deixou o catálogo do Lightroom crescer demais. Mais comumente, você experimentará atrasos ao processar suas fotos.

A velocidade geral do computador é um dos maiores problemas de desempenho enfrentados pelos fotógrafos. Normalmente, o Photoshop é o culpado para comer RAM, mas o Lightroom também pode causar problemas. 

Com o Lightroom, o baixo desempenho pode ser causado por vários fatores (RAM disponível, espaço no disco rígido, energia da GPU, configuração do tamanho do cache LR etc.). Ter pelo menos 16 GB de RAM provavelmente será suficiente para contornar esse problema, e é isso que a Adobe recomenda para executar o Lightroom. Também é uma boa ideia manter pelo menos 20% do espaço livre no disco rígido.

Dependendo do poder de processamento do seu computador, um catálogo inchado do Lightroom pode reduzir sua velocidade e eficácia. 

O consenso passado é que, uma vez que você tenha mais de 10.000 imagens (ou se você filmar mais de 10.000 por ano), é melhor começar de novo com um novo catálogo. 

Hoje em dia, no entanto, os computadores se tornaram muito melhores em lidar com o processamento necessário para catálogos bastante grandes.

Isso pode não se aplicar a entusiastas, mas para fotógrafos de eventos e outros profissionais que costumam filmar várias centenas (ou mais) imagens em um único dia e sentir lentidão, é provável que você se beneficie de um novo catálogo quando chegar a hora. 

Como você sabe se é hora de começar um novo catálogo?

Para manter o controle sobre o tamanho do catálogo, acesse o módulo Biblioteca e, em Catálogo, no canto superior esquerdo, verifique o número ao lado de “Todas as fotos”.

 Lightroom

Minha exibição “Todas as fotografias” no Lightroom mostra atualmente menos de 2.000 imagens no meu catálogo. Parece que vai ser bom por um tempo.

Outras razões para trabalhar com vários catálogos

Organização: Embora você tenha coleções do Lightroom à sua disposição como a ferramenta organizacional definitiva do Lightroom, os catálogos também podem ser usados ​​para fins de arquivamento. 

Você pode iniciar um novo catálogo a cada ano e nomeá-lo de acordo (exemplo: 2019.lrcat). Para imagens em massa, você pode manter catálogos separados para seus diferentes gêneros fotográficos ou clientes (exemplo: 2018_nature.lrcat). Essa estrutura tornará a tarefa arquivada mais antiga em vários catálogos muito mais fácil.

Armazenamento e Compartilhamento : Embora os arquivos de catálogo do Lightroom não contenham as imagens reais que estão referenciando, com o tempo eles podem se tornar arquivos relativamente grandes. 

Se você precisar transferir arquivos de catálogo (além das imagens de origem) para membros da equipe ou clientes, estará tornando mais fácil para seus associados quando você não enviar arquivos de catálogo volumosos.

Desvantagens De Vários Catálogos

Há, no entanto, algumas compensações em potencial no uso de vários catálogos. Como observei anteriormente, um hobbyist ou shooter de baixo volume pode ser melhor com um único catálogo por causa da facilidade de acesso com um único catálogo. 

Ter que abrir e pesquisar vários catálogos pode ser trabalhoso. Então, se você é alguém que só pega sua câmera ocasionalmente, você pode manter tudo em um só lugar.

Mas mesmo se você fotografar em baixo volume e criar um catálogo para cada ano, estará criando um sistema relativamente simples.

“Em que ano fizemos férias em Granada? Foi em 2017?”

Estrondo. Abra seu catálogo 2017 e você encontrará o que precisa.

Espero que este artigo tenha você pensando em como vários catálogos podem não apenas melhorar o desempenho do Lightroom, mas também ajudar com a organização, em vez de se tornar um fardo para o seu arquivamento. 

Por favor, compartilhe seus hábitos de catalogação na seção de comentários abaixo.

Nota do autor: Alguns leitores comentaram que esse problema os afeta, outros não. Parece que o poder de processamento progrediu, de modo que o número de 10.000 imagens poderia estar entre 30, 40 ou 50 mil por catálogo. Eu recomendo que você experimente e tome nota se o Lightroom está sendo executado lentamente.

You may also like

Leave a Comment

[Fake-notification id="1"]