O Que é Fotografia ?
Fotografia é a arte de capturar luz com uma câmera, geralmente através de um sensor digital ou filme, para criar uma imagem. Com o equipamento de câmera certo, você pode até fotografar comprimentos de onda de luz invisíveis ao olho humano, incluindo UV, infravermelho e rádio.
É como uma pintura, a imagem é criada pela primeira vez na mente de um artista, depois é colocada em tela, de modo que qualquer um que veja a arte desfruta dela da maneira que o artista imaginou ou em sua própria perspectiva.
Isso para mim é muito fascinante, pois a emoção de ver uma fotografia pode mudar de pessoa para pessoa.
A fotografia permite que você conte uma história subjacente através dos seus olhos.
Esta introdução à fotografia foi escrita para iniciantes, com várias dicas e sugestões para levar suas habilidades o mais longe possível. No entanto, escrever uma introdução à fotografia é como escrever uma introdução às palavras; Por incrível e importante que seja, a fotografia pode ser quase ilimitadamente complexa.
O que separa fotografias inspiradoras das comuns e como você pode melhorar a qualidade do seu próprio trabalho?
Este artigo estabelece uma base para responder a essas perguntas e muito mais.
Quem Inventou A Fotografia ? Quando Surgiu A Fotografia ?
Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833) tirou a primeira fotografia c. 1827. No entanto, seu processo precisou de oito horas de exposição à luz, e a imagem ficou confusa. Em 1837, Louis Daguerre (1787–1851) criou uma imagem nítida, mas de uso único, em poucos minutos.
Mostra o telhado de um edifício iluminado pelo sol. Você pode vê-lo reproduzido abaixo:
Percorremos um longo caminho desde então…
O objetivo deste artigo é apresentar os mundos passado e presente da fotografia. Você também encontrará algumas dicas importantes para ajudá-lo a tirar fotos melhores ao longo do caminho.
Uma Breve História da Fotografia e as Pessoas que Fizeram Sucesso
A fotografia colorida começou a se tornar popular e acessível com o lançamento do filme “Kodachrome” da Eastman Kodak na década de 1930. Antes disso, quase todas as fotos eram monocromáticas – embora um punhado de fotógrafos, seguindo a linha entre químicos e alquimistas, usasse técnicas especializadas para capturar imagens coloridas há décadas. Você encontrará algumas galerias fascinantes de fotos do século XIX ou início do século XX, capturadas em cores, vale a pena explorar se você ainda não as viu.
Esses cientistas-mágicos, os primeiros fotógrafos em cores, dificilmente estão sozinhos em ultrapassar os limites de uma das mais novas formas de arte do mundo. A história da fotografia sempre foi uma história de pessoas – artistas e inventores que conduziram o campo para a era moderna.
Então, abaixo, você encontrará uma breve introdução a alguns dos nomes mais importantes da fotografia. Suas descobertas, criações, idéias e fotografias moldam nossas próprias imagens até hoje, sutilmente ou não. Embora essa seja apenas uma breve visão aérea, essas pessoas são pessoas que você deve conhecer antes de entrar no lado técnico da fotografia:
Joseph Nicéphore Niépce
- Invenção : A primeira fotografia permanente (“Vista da janela em Le Gras”, mostrada anteriormente)
- Onde : França, 1826
- Impacto : as câmeras já existiam há séculos antes disso, mas tinham uma falha importante: você não podia gravar uma foto com elas! Eles simplesmente projetavam luz em uma superfície separada – uma usada pelos artistas para criar pinturas realistas, mas não estritamente fotografias.
Niépce resolveu esse problema revestindo uma placa de estanho com essencialmente asfalto, que ficou mais duro quando exposto à luz. Ao lavar o prato com óleo de lavanda, ele conseguiu fixar permanentemente a substância endurecida no prato.
- Citação : “A descoberta que fiz e que chamo de Heliografia consiste em reproduzir espontaneamente, pela ação da luz, com gradações de preto e branco, as imagens recebidas na câmera obscura.” Microfone cai.
Louis Daguerre
- Invenção : O Daguerreótipo (primeiro material fotográfico comercial)
- Onde : França, 1839
- Impacto : os daguerreótipos são imagens fixadas diretamente em uma folha altamente polida de cobre prateado. Esta invenção é o que realmente tornou a fotografia uma realidade prática – embora ainda fosse apenas uma curiosidade cara para muitas pessoas neste momento. Se você nunca viu daguerreótipos pessoalmente, pode se surpreender ao saber o quão nítidos eles são.
- Citação : “Eu peguei a luz. Eu prendi o voo.
Alfred Stieglitz
- Gênero : Retratos e documentários
- Onde : Estados Unidos, de 1800 a meados de 1900
- Impacto : Alfred Stieglitz foi um fotógrafo, mas, mais importante, ele foi um dos primeiros membros influentes da comunidade artística a levar a fotografia a sério como um meio criativo. Ele acreditava que as fotografias poderiam expressar a visão do artista tão bem quanto as pinturas ou a música – em outras palavras, que os fotógrafos poderiam ser artistas. A percepção atual da fotografia como forma de arte deve muito a Stieglitz.
- Citação : “Na fotografia, existe uma realidade tão sutil que se torna mais real que a realidade.”
Dorothea Lange
- Gênero : Fotografia de retrato
- Onde : Estados Unidos, década de 1930
- Impacto : Um dos fotógrafos de documentário mais importantes de todos os tempos, e o fotógrafo por trás de uma das imagens mais influentes de todos os tempos (mostrada abaixo), é Dorothea Lange. Se você já viu fotos da Grande Depressão, provavelmente já viu parte do trabalho dela. Suas fotos moldaram o campo da fotografia documental e mostraram o potencial de poder da câmera mais do que quase qualquer outra pessoa na história.
- Citação : “A câmera é um instrumento que ensina as pessoas a ver sem uma câmera.”
Ansel Adams
- Gênero : Fotografia de paisagem
- Onde : Estados Unidos
- Quando : de 1920 a 1960 (durante a maior parte de seu trabalho)
- Impacto : Ansel Adams é talvez o fotógrafo mais famoso da história, o que é notável porque ele tirou principalmente fotos de paisagens e cenas naturais. (Normalmente, fotógrafos famosos tendem a fotografar pessoas.) Ansel Adams ajudou a inaugurar uma era de realismo na fotografia de paisagem, e foi um dos primeiros defensores dos movimentos de ambientalismo e preservação nos Estados Unidos.
- Citação : “Não há nada pior do que uma imagem nítida de um conceito difuso”.
Que Câmera Você Precisa Para Fotografar?
A Apple se tornou a primeira empresa bilionária do mundo em 2018, em grande parte por causa do iPhone – e o que substituiu.
Despertadores. Lanternas. Calculadoras. MP3 players. Telefones fixos. GPSs. Gravadores de áudio.
Câmeras .
Hoje, muitas pessoas acreditam que o telefone é bom o suficiente para a maioria das fotografias e não precisam comprar uma câmera separada. E sabe de uma coisa? Eles não estão errados. Para a maioria das pessoas, uma câmera dedicada é um exagero.
Os telefones são melhores que as câmeras dedicadas para as necessidades da maioria das pessoas. Eles são mais rápidos e fáceis de usar, sem mencionar a integração perfeita com as mídias sociais. Só faz sentido obter uma câmera dedicada se o telefone não for bom o suficiente para as fotos que você deseja (como fotografar esportes ou ambientes com pouca luz) ou se você estiver especificamente interessado em fotografia como hobby.
Esse conselho pode parecer louco, vindo de um fotógrafo, mas é verdade. Se você possui alguma câmera , especialmente uma câmera de celular, você tem o que precisa para tirar ótimas fotos. E se você possui uma câmera mais avançada, como DSLR ou sem espelho, o que mais há a dizer? Este é o guia para você – é hora de aprender fotografia.
Neste Ponto, Que Outros Equipamentos E Acessórios Para Câmera Você Precisa?
Camera . Se você comprar uma câmera dedicada (em vez de um telefone), escolha uma com lentes intercambiáveis para poder experimentar diferentes tipos de fotografia com mais facilidade. Leia as opiniões, mas não fique obcecado com elas, porque tudo o que existe hoje em dia é igualmente bom como a concorrência. Encontre um bom negócio e siga em frente.
Lentes . É aqui que conta. Para fotografias do dia-a-dia, comece com uma lente zoom padrão como 24-70mm ou 18-55mm. Para fotografia de retrato, escolha uma lente principal (que não amplie) a 35 mm, 50 mm ou 85 mm. Para esportes, use uma lente telefoto. Para fotografia macro, obtenha uma lente macro dedicada.
E assim por diante. As lentes são mais importantes do que qualquer outro equipamento, pois determinam quais fotos você pode tirar em primeiro lugar.
Software de pós-processamento . De uma forma ou de outra, você precisa editar suas fotos. Não há problema em começar com o software que já está no seu computador ou com o software que acompanha sua câmera. Mas, a longo prazo, um programa dedicado fará um trabalho melhor.
A Adobe vende o Lightroom e o Photoshop como um pacote por US $ 10 / mês, ou você pode comprar software independente de outra empresa, se preferir; existem toneladas de opções. O que você escolher, fique com ele por um tempo e você aprenderá muito bem.
Tudo o resto é opcional, mas pode ser muito útil:
- Um tripé . O melhor amigo de um fotógrafo de paisagens. Veja nosso abrangente artigo sobre tripé .
- Malas . Compre uma bolsa de ombro para fotografia de rua, uma bolsa de rolamento para fotografia de estúdio, uma mochila técnica para caminhadas para fotografia de paisagem e assim por diante.
- Cartões de memória . Escolha algo entre 32 e 64 GB para começar. Obtenha um cartão rápido (medido em MB / segundo) se fotografar rajadas de fotos, pois a memória da câmera desaparecerá mais rapidamente.
- Baterias extras . Consiga pelo menos uma bateria sobressalente para iniciar, de preferência duas. As baterias fora da marca geralmente são mais baratas, embora possam não durar tanto tempo ou manter a compatibilidade com futuras câmeras.
- Filtro polarizador . Esse é um grande problema, especialmente para fotógrafos de paisagem. Não obtenha um polarizador barato, pois isso prejudicará a qualidade da imagem. Recomendamos o filtro B + W Kaesemann (do mesmo tamanho de rosca da sua lente). Veja também nosso artigo sobre filtros polarizadores .
- Flash . Os flashes podem ser caros, e talvez você precise comprar um transmissor e receptor separados se quiser usar o flash fora da câmera.
- Melhor monitor de computador . Idealmente, você teria um monitor IPS para editar fotos (sobre o qual também escrevemos um artigo ).
- Kit de limpeza . O item superior é um pano de microfibra para manter limpa a frente da lente. Também adquira um soprador de foguete para remover a poeira do sensor da câmera mais facilmente.
- Outros equipamentos . Existem inúmeros acessórios fotográficos disponíveis, desde disparos remotos do obturador até anexos GPS, impressoras e muito mais. Não se preocupe com isso a princípio; você perceberá com o tempo se precisar de um.
As Três Configurações Fundamentais Da Câmera Que Você Deve Conhecer
Sua câmera possui dezenas de botões e opções de menu. Se você escolher as configurações erradas da câmera, é possível que sua foto não seja do jeito que você deseja. Como você entende todas essas opções? E como você faz isso rapidamente em campo?
Não é fácil, mas é mais fácil do que você imagina. De fato, a maioria das opções de menu são coisas que você define apenas uma vez e raramente ou nunca toca novamente. Apenas algumas configurações precisam ser alteradas com frequência, e é isso que o restante deste guia de Noções básicas de fotografia cobre.
As três configurações mais importantes são chamadas velocidade do obturador, abertura e ISO. Todos os três controlam o brilho da sua foto, embora o façam de maneiras diferentes. Em outras palavras, cada um traz seus próprios “efeitos colaterais” para uma imagem. Portanto, é um pouco de arte saber exatamente como equilibrar os três para uma determinada foto.
- Velocidade do obturador: a quantidade de tempo que o sensor da câmera é exposto ao mundo enquanto tira uma foto. Capítulo 2: Velocidade do obturador
- Abertura: Representa uma “pupila” na lente que pode abrir e fechar para permitir a entrada de diferentes quantidades de luz. Capítulo 3: Abertura
- ISO: Tecnicamente um pouco mais complexo, mas semelhante à sensibilidade do filme para tirar fotos em diferentes condições de iluminação. Capítulo 4: ISO
Os Primeiros Passos Em Sua Jornada Fotográfica
Na fotografia, o técnico e o criativo andam de mãos dadas.
Lembre-se das citações de Ansel Adams anteriores? Não há nada pior do que a imagem nítida de um conceito confuso. Se a idéia por trás de uma foto for fraca, usar as configurações corretas da câmera não a tornará melhor .
Ao mesmo tempo, as configurações da câmera são algumas das ferramentas mais importantes que você tem à sua disposição. De certa forma, toda escolha técnica é realmente uma opção artística disfarçada. Essas configurações são vale a pena aprender. Sua compreensão da fotografia aumentará dez vezes quando você entender como as configurações da câmera funcionam.